quarta-feira, 20 de junho de 2012

Os Compromissos do Casamento


"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará." Salmos 37.5

   Casamento: Uma vida inteira de recordações.
   À medida que o casamento se aproxima, vocês já começam a ingressar numa vida em que acumularão inúmeras recordações. Daqui a alguns anos, ficarão surpresos por ter tantas histórias para contar. O importante não é apenas a quantidade de lembranças, mas a qualidade delas. E o que fará a diferença na qualidade das lembranças que estarão reunindo? uma única palavra: compromisso.

   "Compromisso" é uma simples palavra de onze letras, mas é de grande valor. Pode trazer paz, maturidade e estabilidade, como também pode, ao mesmo tempo, trazer tensão e, algumas vezes, problemas.


   No século 19, o governo do Havaí estabeleceu um programa para cuidar de pessoas leprosas. Elas eram enviadas para a ilha de Molokai a fim de passar o restante de seus dias em isolamento. O programa tinha por lema: longe dos olhos, longe do coração. Os leprosos, no entanto, tinham a permissão de ser acompanhados por uma Kokua - pessoa que se dispunha a ir junto e permanecer ao lado de um leproso até o dia em que ele morresse. Se o Kokua não contraísse a doença, poderia retornar para casa. Se, contudo, o Kokua contraísse a lepra, deveria permanecer em Molokai até morrer.

   Em seu livro Havaí, James Michener relata a história de um homem que sentiu um adormecimento nos dedos dos pés e das mãos. Com o passar do tempo, percebeu a causa do problema. Certa noite, após o jantar, o homem contou à mulher e aos filhos que estava leproso. A esposa olhou para o marido e disse: "Serei sua Kokua." É essa a essência do compromisso conjugal.

   Quais os compromissos que devem ser assumidos no casamento?

   Ao caminha juntos pela vida, que traz mudanças rápidas e inesperadas, injustiças, tragédias e questões não respondidas, o compromisso de viver pela fé os guiará na jornada.

  • Comprometam-se com Jesus Cristo, o Filho de Deus. Façam isso juntos, como uma decisão diária.
  • Comprometam-se com a Palavra de Deus, que traz estabilidade e paz. Leiam a Palavra juntos todos os dias.
  • Comprometam-se individualmente a considerar o cônjuge merecedor, valoroso e digno, porque Deus enviou seu Filho para morrer por ele. Lembrem-se disso diariamente.
  • Comprometam-se a orar juntos. Não pode haver momento de maior intimidade do que ao abrir juntos o coração para Deus. esse procedimento intensificará a integração e a unidade entre vocês e também os ajudará a analisar suas diferenças e conciliações sob uma perspectiva mais apropriada. Quando os canais estiverem abertos para Deus, conseqüentemente estarão abertos entre vocês. Ninguém pode estar sinceramente aberto para Deus e fechado para o cônjuge.
  • Comprometam suas vidas dando prioridade máxima ao casamento em termos de tempo, energia, atenção e planejamento para crescer juntos.
  • Comprometam-se isoladamente a viver uma vida de fidelidade e lealdade, independentemente de seus sentimentos ou de tentações.
  • Comprometam-se a aceitar a obra do Espírito Santo na vida de cada um.

   "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." Gálatas 5:22,23

   Fé, esperança e amor brotarão do compromisso que vocês têm entre si e para com Deus e sua Palavra.

   Sigam esses conselhos e comecem a colecionar boas recordações!

Não deixe de ler também a série O DESAFIO DE AMAR (clique aqui)

DEIXE SEU COMENTÁRIO: